Eventos JurĂ­dicos

FACULDADE DE DIREITO, FIG-UNIMESP, CONSOLIDA A PARCERIA EM CONVÊNIO CIENTÍFICO COM O IBCCRIM em 6.11.17. 


O GPCrim- GRUPO DE CRIMINOLOGIA CRÍTICA DE GUARULHOS COM RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL foi criado em 2013 pela FIG-UNIMESP em parceria com o IB CCRIM-Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, objetivando cobrir uma lacuna provocada pela ausência de estudos mais profundos sobre Criminologia nas universidades brasileiras, o GEPCrim - Grupo de Extensão e Pesquisa em Criminologia Crítica, tem por finalidade se debruçar e se aprofundar no conhecimento sobre o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.

A parceria, nestes anos de atividades, mostrou-se bastante produtiva. O IBCCRIM é uma das mais respeitadas e profícuas instituições de estudos especializados na América - Latina e sua associação com a Instituição de Ensino, que por seu turno mantém um centro de excelência na formação dos profissionais de Direito, tem proporcionado resultados acadêmicos excepcionais.

Pela FIG-UNIMESP, o GEPCrim é coordenado pela Prof.ª Dra. Ossanna Chememian Tolmajian e pelo Prof. Dr. Alexandre de Sá Domingues e, pelo IBCCRIM, pelo Prof. Dr. Adriano Galvão. Nesses quatro anos, cinco turmas já foram formadas.

A estrutura pedagógica do grupo tem por base científica duas obras de leituras fundamentais: “Criminologia”, de autoria do Professor Titular de Criminologia da USP, Sérgio Salomão Shecaira - patrono do Grupo - e “Criminologia Crítica e Crítica doDireito Penal”, de Alessandro Baratta, percursor da corrente criminológica crítica, que ganhou destaque entre as décadas de 70 a 90 do século XX e passou a ser influência irreversível na contemporaneidade.

Além das obras citadas, de leitura fundamental a todo iniciante do estudo da Criminologia, há uma lista bibliográfica infindável disponível para todas e todos os alunos e alunas que possuem interesse em desenvolverem as suas pesquisas sobre os temas mais diversos da criminalidade. Profissionais das diversas instituições do poder público também já passaram pelo grupo: promotores de justiça, defensores públicos, juízes, desembargadores, delegados, advogados e oficiais das forças armadas. O GEPCrim é reconhecido e referenciado pelo Brasil todo, América - Latina e alguns países da Europa. Os encontros ocorrem, na FIGUNIMESP, aos sábados pela manhã, das 10h às13h.